Rondônia, 15 de maio de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Padre fala sobre celebrações da Semana Santa: “não existe Páscoa sem ressurreição”

Sexta-feira, 30 Março de 2018 - 17:54 | da Redação


Padre fala sobre celebrações da Semana Santa: “não existe Páscoa sem ressurreição”

O Domingo de Páscoa está se aproximando e as celebrações religiosas, que marcam a paixão, morte e ressurreição de Cristo continuam em Porto Velho. Nesta sexta-feira, os fiéis saem em procissão, a via sacra, para lembrar o percurso de Jesus até a crucificação. As celebrações do Tríduo Pascal tiveram início na quinta-feira e seguem até o domingo.

Segundo o Frei Luciano Sousa Santos, do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, a Páscoa é a festa central da fé e simboliza a ressurreição de Jesus Cristo. “A fé cristã se baseia na vida eterna, então a Páscoa é o grande ápice onde Jesus passa por todo seu sofrimento, pela paixão, pela morte mas acima de tudo pela ressurreição. É o grande acontecimento da história, aonde alicerçamos nossa fé, crença, tudo aquilo que acreditamos. Páscoa é acelebração de vida nova, de eternidade”, explica o pároco.

Antes da Semana Santa, os fiéis católicos viveram a quaresma, o período de 40 dias que antecede a Páscoa. “Todo ano a Páscoa é antecedida por um período quaresmal, aonde o povo de Deus é levado a refletir sobre a sua própria vida, na busca da sua conversão sobre três grandes alicerces: a oração, que nos aproxima de Deus, o jejum que nos leva a deixar de lado alguma coisa que gostamos muito para se tornar caridade, e a penitência que está também na solidariedade. Lembrando que a nossa mão direita não saiba o que a esquerda faz”, diz Frei Luciano.

Sobre a celebração da Semana Santa, o padre destaca que a fé se baseia desde o domingo de Ramos, quando Jesus “entra triunfante em Jerusalém e é proclamando rei. Nós temos a festa da quinta-feira santa, onde se inicia da celebração do Tríduo Pascal, com a celebração da eucaristia, onde reuniu os discípulos, e tem ainda o lava-pés, que mostra simplicidade, doação, serviço para o próximo. Nesse período, somos convidados a sofrer, morrer e ressuscitar com Jesus Cristo”.

No domingo de Páscoa, quando muitos trocam ovos de chocolate, fazem almoço em família, o padre pede que se lembrem do verdadeiro significado da data. “O central é a ressurreição. Páscoa é isso. Porém, nesse momento em que você está celebrando o Jesus ressuscitado, você gosta de fazer alguma coisa de bom para quem está ao a seu lado. E você tenta adoçar a vida dessa pessoa. Não somos contra chocolate, ovo de Páscoa e, se você ama essa pessoa, pode e quer presentear alguém que o faça. Mas que isso não substitua a grande centralidade da festa que é ressurreição. O coelhinho traz a alegria para as crianças, mas Jesus traz a ressurreição, e não existe Páscoa sem ressurreição”, reafirma Frei Luciano.

Confira o horário das celebrações no Santuário de Nossa Senhora Aparecida
Endereço - Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Avenida José Amador dos Reis, 2810, JK I.

Sábado (31)
Às 7 horas - Oração das Lourdes e Encontro de Nossa Senhora das Dores com Jesus
Às 19h30 – Missa de aleluia, batismo Vigília Pascal

Domingo (1º)
7h30 e 19h30 – celebrações do Domingo da Ressureição

Catedral Sagrado Coração de Jesus
Sábado (31)
Às 20h - Vigília Pascal


Domingo (1º)
Às 6h30, 8h, 18h e 20h – Celebrações do Domingo da Ressureição

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também